quarta-feira, 14 de outubro de 2009
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Círio de Nazaré 2009, Belém-PA
É emocionante a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à Basílica. Os fiéis se espremem e estendem as mãos para conseguir tocar na santa, no momento em que ela é retirada da berlinda para ser colocada na praça santuário. Dois milhões e 200 mil pessoas participaram do Círio 2009, uma demonstração de fé numa das maiores festas religiosas do Brasil. A chegada da Virgem foi antecipada pelo rompimento da corda em três pontos do percurso, de 3,5 quilômetros. Mas isso não tirou o brilho da festa, que se repete desde 1793.
Círio de Nazaré, Belém-PA
Fiés carregam os votos - graças alcançadas - durante a procissão do Círio de Nazaré. Barcos, casas e esculturas de partes do corpo humano, representando enfermidades, são depositados no Carro dos Milagres ou levados na cabeça dos promesseiros, da igreja da Sé até a Basílica. A fé deles chega a impressionar pelo sacrifício. Muitos cumprem o percurso de joelhos, sob sol forte. Eles acreditam no poder da Virgem de Nazaré. As crianças, vestidas de anjos, fazem parte da tradição, incorporada ao Círo em 1855.
sábado, 10 de outubro de 2009
Romaria fluvial, Belém, PA
A romaria fluvial é uma das 11 procissões do Círio de Nazaré, em Belém do Pará. Todos os anos, desde 1868, milhares de fiéis acompanham o transporte da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, numa cúpula de vidro, em barco da Marinha, da vila de Icoaraci até o Porto de Belém. Nas 10 milhas percorridas, centenas de embarcações enfeitadas em homenagem à santa, completam o espetáculo na Baía do Guajará.
Açaizeiro, Igarapés, PA
Ladi Sá Rodrigues, 67 anos, é o patriarca de uma família que vive em Boa Vista do Acará, uma das poucas ilhas nos igarapés, em Belém, PA, que possui energia elétrica. Açaizeiro, ele foi passando a tradição de colher o fruto a todos os filhos e netos. Hoje, o açaí é o sustento de todos na ilha e tem um significado especial para este senhor, que ainda mostra muita disposição ao subir no pé para colher o alimento.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Baía do Guajará, Belém, PA
Igarapés, Fazenda São Jerônimo, Marajó, PA
Casa do Sossego, Soure, Marajó, PA
De longe a casa do Sossego chama a atenção. De tão imponente chega a assustar. O estado de abandono é tanto que a casa parece que vai desmoronar a qualquer momento. Tem até um elevador manual que era utilizado na época dos escravos. A casa fica na beira do rio Paracauary e desperta a curiosidade de todos que passam por ali. Reza a lenda que uma cobra gigante aparece por lá. Dizem que se ela se movimentar Soure inteira vai parar debaixo d`água... pura lenda.
Praia do Pesqueiro, Soure, Ilha do Marajó PA
Nem precisa explicar porque a praia tem esse nome. Todos os dias os pescadores esticam suas redes nessas águas. O visual é maravilhoso. Quando a maré está cheia, a água atinge as barracas. Mas, na maré baixa, é preciso disposição para caminhar quase dois quilômetros na areia dura. O resultado: está aí nas mãos desse pescador.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
sábado, 3 de outubro de 2009
Maracatu Rural - PE
Quilombo São José da Serra - RJ
Gaúcho de tradição
Nazaré da Mata - PE
Igreja de Sant`Anna, Rio de Contas - BA
Pantanal, MT
Veredas, Ceará
Cavalhada, Pirenópolis - GO
Vale do Paty, Chapada Diamantina
Onça-pintada
Assinar:
Postagens (Atom)